domingo, 24 de abril de 2011

MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS: COMO PROCEDER CORRETAMENTE.

      O quadro direto do Campo deste Domingo de Páscoa tratou de assunto delicado, falamos como dever ser feito de forma correta e segura a Manipulação de Alimentos na Agroindústria.
      Os apresentadores Vicente Silva e Sérgio Medeiros estiveram no CTA (Centro de Tecnológia de Alimentos) do SENAI e conversaram com o Diretor do Centro o Engenheiro Agrônomo Paulo Pires.
      Paulo Pires falou da importância da manipulação segura e que garanta ao consumidor higiene e a certeza de que aquele alimento não lhes traga nenhum problema a sua saúde. Destacou o trabalho realizado pelo Programa Alimento Seguro (PAS), a implantação do APPCC (Análise dos Perigos e Pontos Criticos de Controle) e do BPF (Boas Práticas de Fabricação).
      Os apresentadores abordaram com bastante clareza a importancia do consumidor ficar atento, pois, segundo Paulo Pires os perigos existem e podem ser tanto Quimico, Físico ou Biológicos e somente trabalhando a higienização das instalações e dos manipuladores e seguindo a metodologia do programa PAS é possivel eliminar esses problemas.
      Paulo Pires também destacou que o CTA esta a disposição das Agroindústrias que desejarem conhecer e implantar essa metodologia.
      No CTA também são ministrados treinamentos (Cursos Técnicos) na área de alimentos como (Produção de Iogurte, Defumados e Embutidos e Auxiliar na Agroindústria do Caju).
      Você que não viu essa matéria hoje, ela será exibida novamente no próximo sábado dia 30 de Abril na reprise do programa Piauí Rural às 8 horas da manhã na TV Meio Norte.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

SUZANO E SEBRAE APOIAM CAJUCULTORES

          A Empresa Suzano e o SEBRAE - PI estão apoiando cajucultores de três assentamentos no município de Elesbão Veloso. A atividade esta sendo apoiada pela empresa multinacional que área de exploração de Eucalipto naquela Região.
          A Suzano preparou a área e forneceu todos os  insumos para impantação de 20 ha de caju anão precoce de clone CCP 76 e se comprometeu em adquirir os produtos provenientes do beneficiamento do pedúnculo e da castanha, como forma de retorno financeiro imediato o caju foi consorciado com feijão, que foi devidamente orientado para ser plantado entre as fileiras, já que o cajueiro requer um espaçamento de 7 metros entre plantas e fileiras.
          Estão sendo beneficiados produtores da própria localidade que como contra partida estão atuando com a mão de obra para realização dos trabalhos de implantação e manutenção do pomar.
          A empresa Suzano também contratou uma consultoria específica para acompanhar a implantação da cultura em campo.
          As mudas plantadas também foram adquiridas pela empresa e repassada para os produtores, que ainda têm o acompanhamento de uma Assistente Social.
          Para Garantir o sucesso do investimento social foi fechado uma parceria com o SEBRAE - PI que estará atuando com instrutorias (Cursos) e consultorias.
          O SEBRAE já atua fortemente na região sul do Estado com a Cajucultura, durante muito tempo o projeto Agroindútria do Caju apoiou e incentivou o cultivo e beneficiamento da castanha e pedúnculo e hoje com o projeto Fruticultura Piauiense estará atuando em mais esse projeto.
          O SEBRAE já marca presença no projeto, no ultimo dia 15 de Abril o Engenheiro Agrônomo Vicente Silva que consultor e instrutor do Sebrae na área da cajucultura esteve na região proferindo uma palestra sobre manejo da cultura do caju, e em breve os produtores estarão recebendo o curso Manejo da cultura do caju. O SEBRAE também esta presente com a capacitação em Associativismo e Cooperativismo.
          Desta forma empresas que pensam no social estão trabalhando para melhorar a condição de vida de nosso povo, os empreendimentos solidários têm que continuar sendo apoiado.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Mandioca: Preço segue firme com baixa oferta

Este quadro ocorreu em razão das chuvas registradas na semana anterior, que atrapalhou a colheita. Assim, os preços da raiz estão firmes, conforme pesquisadores do Cepea.

Parte dos produtores ainda segue na expectativa de que a oferta de mandioca deste ano deve ser inferior a de períodos anteriores, o que se justificaria principalmente pela queda na produtividade agrícola nas regiões acompanhadas.

Diante disso, estes agentes seguem restringindo a entrega do produto para a indústria.

De modo geral, agentes consultados pelo Cepea acreditam que a oferta de mandioca aumente apenas a partir de maio, devido ao início da safra.

terça-feira, 19 de abril de 2011

PLANTAS MEDICINAIS

          O quadro Direto do Campo do ultimo domingo dia 17 de Abril abordou um tema super importante, tratou sobre o uso de Plantas Medicinais. Os apresentadores Vicente Silva e Sérgio Medeiros foram até a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e conversaram com o Professor Leal que é uma autoridade no assunto.
         O Professor destacou a importância de se conhecer os benefícios das plantas e salientou a necessidade de mais pesquisas no sentido de conhecer e descobrir a utilização de outras plantas no tratamento de diversas doenças.
         O Direto do Campo mostrou quais os benefícios do Anador, Hortelã, Vick, Aveloe (Cachorro Pelado), Noni dentre outros.
         Desta forma o Engenheiro Agrônomo Vicente Silva e o Médico Veterinário Sérgio Medeiros esperam ter contribuído para aguçar o conhecimento de nossos telespectadores, já que esse tema foi sugerido por eles.