A Empresa Suzano e o SEBRAE - PI estão apoiando cajucultores de três assentamentos no município de Elesbão Veloso. A atividade esta sendo apoiada pela empresa multinacional que área de exploração de Eucalipto naquela Região.
A Suzano preparou a área e forneceu todos os insumos para impantação de 20 ha de caju anão precoce de clone CCP 76 e se comprometeu em adquirir os produtos provenientes do beneficiamento do pedúnculo e da castanha, como forma de retorno financeiro imediato o caju foi consorciado com feijão, que foi devidamente orientado para ser plantado entre as fileiras, já que o cajueiro requer um espaçamento de 7 metros entre plantas e fileiras.
Estão sendo beneficiados produtores da própria localidade que como contra partida estão atuando com a mão de obra para realização dos trabalhos de implantação e manutenção do pomar.
A empresa Suzano também contratou uma consultoria específica para acompanhar a implantação da cultura em campo.
As mudas plantadas também foram adquiridas pela empresa e repassada para os produtores, que ainda têm o acompanhamento de uma Assistente Social.
Para Garantir o sucesso do investimento social foi fechado uma parceria com o SEBRAE - PI que estará atuando com instrutorias (Cursos) e consultorias.
O SEBRAE já atua fortemente na região sul do Estado com a Cajucultura, durante muito tempo o projeto Agroindútria do Caju apoiou e incentivou o cultivo e beneficiamento da castanha e pedúnculo e hoje com o projeto Fruticultura Piauiense estará atuando em mais esse projeto.
O SEBRAE já marca presença no projeto, no ultimo dia 15 de Abril o Engenheiro Agrônomo Vicente Silva que consultor e instrutor do Sebrae na área da cajucultura esteve na região proferindo uma palestra sobre manejo da cultura do caju, e em breve os produtores estarão recebendo o curso Manejo da cultura do caju. O SEBRAE também esta presente com a capacitação em Associativismo e Cooperativismo.
Desta forma empresas que pensam no social estão trabalhando para melhorar a condição de vida de nosso povo, os empreendimentos solidários têm que continuar sendo apoiado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário